AMIGOS

Terreiro de Caminha

domingo, 17 de novembro de 2013

AS MINHAS ORIGENS



Foi algures nesta varanda, onde se veem camas  com doentes, que meu pai passou algum tempo de sua juventude.
Não sei se o iodo que impregnava este local e que lhe foi aconselhado pelo seu médico de Lisboa para minorar os seus males ósseos, lhe fez efeito, mas a verdade é que se alguém tem de agradecer a esse abençoado médico, sou eu e minhas irmãs.
Não fora essa estadia por aqui e o meu "velhote" jamais teria conhecido aquela Maria, minhota de raça que se deixou encantar pelos dotes do Joaquim, ribatejano bem parecido. O seu namorico tornou-se namoro e de tal maneira que a Maria acabou por casar com o Joaquim e cá estamos nós para disso dar testemunho vivo.
O Joaquim e a Maria, estão hoje em local bem mais recatado e mais calmo, de mãos dadas como me lembro deles, esperando pelo dia em que todos nos voltemos a reencontrar.
Sabe bem recordar! Sabe bem imaginar tal namoro!
De quando em vez dou uma saltada até ao Sanatório da Gelfa e mesmo estando este renovado e alterado na sua estética frontal, deixo-me levar por pensamentos, fecho os olhos e parece-me ver naquela varanda, deitado, acenando para a sua Maria, que por perto pastava as vacas da casa de seu tio, o Joaquim. Os meus pais.
Fica aqui essa lembrança e se for verdade que tudo veem do sítio onde estão, lancem um olhar sobre esta foto e recordem, recorda a tua Maria e recordem-se de nós que vos amamos muito e andamos cheios de saudades.

Sem comentários:

Enviar um comentário